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Empresa

Desde 1984 no mercado, a INDAIAL PAPEL - IPEL – tem como foco e visão a busca de soluções inovadoras na fabricação de papéis sanitários e descartáveis, na linha institucional e linha doméstica

 

Com projetos sociais e ambientais, a INDAIAL PAPEL - IPEL – é uma empresa que acredita no desenvolvimento sustentável para conservação e melhoria do mundo que a cerca. Por isso, desenvolve ações de cuidado e valorização em todas as etapas da produção de seus produtos, como tratamento de efluentes, segurança no trabalho, participação dos colaboradores nos resultados da empresa, preservação de mata nativa e reflorestamento.  

 

Instalada no município catarinense de Indaial, a empresa tem capacidade produtiva superior a 5.000 toneladas/mês e com mais de 450 colaboradores diretos.  

 

Empresa

 

 

 

 

PRINCÍPIOS DA EMPRESA

 

MISSÃO

Fornecer papéis descartáveis e produtos para fins de higiene, de forma ágil e sustentável, correspondendo às expectativas definidas por nossos clientes.

 

VISÃO

Ser uma empresa referência em qualidade e sustentabilidade de seus negócios e das relações com os clientes, colaboradores, fornecedores e comunidade.

 

NEGÓCIO

Desenvolvimento, produção e comercialização de papéis descartáveis e produtos para fins de higiene.

 

VALORES

 

1. Relacionamento e respeito. Oferecer aos clientes soluções que agreguem valor ao seu negócio bem como valorizar a interação cooperativa entre as pessoas, sejam estas clientes, fornecedores, colaboradores ou comunidade em geral.

 

2. Comprometimento. Base de toda e qualquer ação, agindo com responsabilidade, determinação e foco na melhoria contínua, tendo atitude de persistência para alcançar metas e objetivos da empresa.

 

3. Integridade e ética. Agir de maneira clara e profissional, respeitando as regras da sociedade, leis e critérios de honestidade e confiança.


4. Flexibilidade. Busca e abertura de novos conceitos de produtos e serviços, que agreguem valor as relações e necessidades da empresa. Agilidade e capacidade de adaptação são necessários frente a cenários que sofrem transformação constante.


5. Sustentabilidade. Ser economicamente rentável respeitando o meio ambiente e o desenvolvimento social. Para isto, devem ser adotadas atitudes e práticas éticas que visem seu crescimento econômico de forma inteligente, comprometendo-se com o futuro das próximas gerações.

 

 

 

 

HISTÓRICO DETALHADO

 

Em março de 1981, os fundadores da Indaial Papel Embalagens Ltda (IPEL) idealizaram a montagem de uma pequena fábrica de papel. Possuíam amplo conhecimento na produção de papel, herdado de suas atividades profissionais anteriores. A matéria-prima seria constituída de aparas (fardos de papel prensado) oriundas de reciclagem.

 

Em abril deste mesmo ano, foi iniciada a montagem de uma oficina para a confecção de componentes e peças e, ao mesmo tempo, ergueu-se o primeiro galpão. Os recursos financeiros provinham exclusivamente de economias próprias, salários e empréstimos familiares, sem qualquer financiamento oficial.

 

Em 27 de setembro de 1984, foi protocolado na Junta Comercial o contrato social da empresa, data utilizada para as comemorações de aniversário.

 

A produção da primeira máquina de papel (MPI) efetivamente foi iniciada em 12 de março de 1986 com o papel HD, destinado principalmente para o mercado de embalagens.

 

No ano seguinte, passou-se a produzir papel tipo HD nas cores rosa e verde, além do papel semi-kraft. A produção atingia uma média de 120 toneladas de papel por mês. Entre 1989 e 1991, com a implantação de várias melhorias, a produção estabilizou-se em 320 toneladas por mês.

 

Em 1990, decidiu-se pela montagem da segunda máquina de papel (MPII) com mesa plana, porém com 20 cm a mais na largura, diferenciando da MPI que era de forma redonda.

 

Com o mercado de papel para embalagem cada vez mais restrito e concorrido, devido à força que as embalagens plásticas vinham ganhando, resolveu-se que, esta segunda máquina, produziria papel tissue, mais especificamente, papel toalha para fins sanitários, para venda exclusiva a pequenos convertedores (empresas que compram a bobina para corte em produto final).

 

Em função de uma oportunidade de compra de maquinário convertedor, em março de 1992, houve uma mudança nos planos iniciais, e iniciou-se, na própria fábrica, a conversão (corte e embalagem) de papel toalha institucional, em formato de pequenas bobinas.

 

Em 1993 a empresa adquiriu mais máquinas convertedoras, desta vez interfolhadeiras, para a conversão das bobinas jumbo em papéis toalhas interfolhados. Neste mesmo ano, também adquiriu um imóvel vizinho, que dobrou sua área. Iniciou-se então seu processo de expansão de depósitos e área para conversão das bobinas jumbo.

 

Os papéis HD e Semi-kraft foram perdendo terreno para as embalagens plásticas ao ponto de se decidir pelo encerramento da produção.

 

No início de 1994, elaborou-se um plano de investimentos e controles visando a qualidade e uniformidade do produto e maior produtividade fabril. Nesse processo, selecionaram-se os fornecedores de aparas de melhor qualidade e estabeleceu-se um rígido controle em todo fornecimento. Foram revistas e re-projetadas todas as etapas de limpeza e depuração do circuito de preparação de massa de papel, através de otimização dos equipamentos existentes, assim como aquisição de outros novos.

 

Em decorrência disto, surgiram os investimentos na expansão da fábrica, visando uma maior capacidade de estocagem, com consequente redução de custos para os clientes distribuídos por todo nosso território nacional. Também foi melhorado o aspecto dos pacotes/embalagens, assim como o manuseio mais racional e melhoria do ambiente de trabalho para os colaboradores.

 

Estocagem

 

No final de 2000 e início de 2001, um dos maiores clientes da empresa, que representava mais de 70% das vendas encerrou suas atividades, obrigando a INDAIAL PAPEL - IPEL – a procurar novos rumos, expandindo assim sua rede de distribuição para diversos clientes. Fez-se uma grande pesquisa de mercado para verificar os produtos que estavam sendo consumidos, qual era a demanda que estava sendo coberta e quais eram os produtos mais promissores. Em função disto, foi feito a aquisição de equipamentos adequados à produção de produtos mais bem acabados e feitos os primeiros investimentos em propaganda para lançamento de produtos de primeira qualidade.

Outro grande desafio foi a busca de parceiros para o lançamento de produtos com suas marcas próprias, ou seja, o papel produzido pela INDAIAL PAPEL - IPEL – era embalado na marca do próprio cliente. Atualmente, este nicho representa grande parte da produção da empresa, sendo que embala cerca de 150 marcas diferentes, de clientes do Brasil todo.

 

Em maio de 2006, entrou em funcionamento a terceira máquina produtora de papel, (MPIII), fato este que representou forte incremento no volume de produção, aliada a níveis elevados de qualidade. No mesmo período teve início o processo de certificação do Sistema de Gestão da Qualidade aos requisitos da norma NBR/ISO 9001.

 

Os próximos 8 anos foram seguidos de novas certificações e aquisições. Adequou-se a versão 2008 norma 9001 e adquiriu a quarta máquina produtora de papel, (MPIV), em 2011. Certificou-se com o Conselho de Manejo Florestar (FSC) em 2012 e iniciou a construção da planta II em 2013.

 

Pronta para um novo começo, no ano de 2014 a INDAIAL PAPEL - IPEL – completou três décadas de sucesso com a ampliação do espaço físico e a aquisição de novas tecnologias, sempre buscando soluções inovadoras na fabricação de papéis e acreditando na conservação e na melhoria das práticas sustentáveis. No mês de outubro a empresa passou a operar com uma nova máquina de papel, (MPIV), com tecnologia de ponta dedicada à produção de papéis finos, como papel higiênico, guardanapos e lenços de papel na qualidade premium (folhas duplas, triplas e quadruplas). Pioneira no projeto de criação de uma nova tecnologia, almeja crescer ainda mais.

 

 

 

 

MERCADO DE ATUAÇÃO

 

O mercado alvo da INDAIAL PAPEL - IPEL - atualmente está centralizado na venda a empresas distribuidoras, varejistas ou atacadistas em geral, de produtos descartáveis e de higiene, do ramo institucional e varejo doméstico, localizadas em todo território nacional.

 

As vendas estão concentradas principalmente na Região Sudeste, grande mercado consumidor brasileiro, seguida pela Região Sul, Centro-Oeste e Nordeste. A IPEL atua no Mercosul, com vendas principalmente para o Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia.

 

Recentemente passou a se dedicar ao mercado regional com sua linha doméstica, de papéis higiênicos de 30, 60 e 100 metros e papéis toalha em diversos formatos e embalagens.

 

 

 

 

COMPROMISSO COM A QUALIDADE

 

Através do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), implantado no ano de 2006, a INDAIAL PAPEL – IPEL, tem como foco o desenvolvimento e manutenção de várias práticas voltadas ao SGQ tais como: elaboração e atualização de procedimentos, instruções de trabalho, registros e demais documentos controlados; aplicação e gerenciamento de ações corretivas e preventivas em todos os processos da empresa; monitoramento de indicadores de desempenho; tratamento de reclamações de cliente; manutenção das práticas do Programa 5S; desenvolvimento de programa de melhorias através da filosofia do CCQ; realização de diversos treinamentos e conscientizações para as boas práticas; realização de auditorias internas semestrais e reuniões periódicas de Análise Crítica pela Direção, visando a melhoria contínua dos processos em relação ao atendimento destes com a NBR ISO 9001.

 

Em 07 de junho de 2008, a INDAIAL PAPEL – IPEL certificou a empresa na totalidade de seus processos, com o escopo de fabricação de papéis sanitários e descartáveis da linha institucional e doméstica, na Norma internacional NBR ISO 9001:2000.

 

Em 08 de abril de 2011, a empresa já adequou-se a versão 2008 da mesma norma, passando por auditorias internais semestrais e uma auditoria externa de manutenção, através de Certificadora.  

 

De 17 a 21 de março de 2014 a INDAIAL PAPEL – IPEL passo por outra re-certificação, novamente na versão 2008 da NBR ISO 9001.

 

O Comitê da Qualidade, que é formado por alguns líderes de Setores estratégicos da empresa, é responsável pela gestão e planejamento do SGQ IPEL, tendo como objetivo a busca de ações preventivas focadas na manutenção da qualidade.  

 

A INDAIAL PAPEL - IPEL – tem como Política da Qualidade:

 

"Fornecer papéis sanitários e descartáveis da linha institucional e doméstica de modo ágil e flexível, satisfazendo as necessidades dos clientes, tendo como meios:

Melhoria contínua de processos, produtos e serviços;

Confiabilidade e seriedade nos processos de trabalho;

Investimento em: tecnologia e infra-estrutura;

Valorização dos colaboradores comprometidos com o SGQ IPEL."

 

ISO 9001 - IPEL

PDFCERTIFICADO ISO